quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ESPAÇO PÚBLICO!

Começamos hoje com o espaço público com uma crítica ao estado psicológico "feliz".
Confiram!

A FELICIDADE
O que é ser feliz?
Uma mera reação química cerebral provocada pelo alcance de um objetivo?
A realização de um desejo?
A felicidade verdadeira precisa de bases pra acontecer, é pré-definida. Pode ser comparável a um jogo de quebra-cabeças comum onde cada peça é importante para completar a figura, e conforme você vai encaixando, o desenho toma forma.
Obviamente, a felicidade também pode estar em uma surpresa, em algo espontâneo, sem qualquer planejamento.
Entretanto, tudo que o faz sentir-se feliz (e mesmo triste, ou qualquer outro estado de espírito) já esta em você.
Quer dizer então que tudo que eu ver, ouvir, falar, cheirar ou tocar, já esta dentro de mim de alguma maneira? Sim. E pra fala a verdade, só esta em você. Se você não existisse aquela exata sensação também não existiria.
Básico do básico: Em todo o corpo, e em órgãos específicos como os olhos e os ouvidos, temos células receptoras de sentidos e é através destas células que são enviadas as informações para o cérebro, que finalmente, as interpreta. E faz isso da forma que bem entender. Já estamos cansados de ouvir aquela velha história de que cada um é único e vê o mundo de um jeito diferente, que a minha verdade não é a sua verdade, que bom pra mim pode ser ruim pra você e etc, etc. Todavia, isso não só se confirma pela sabedoria convencional, mas também por motivos biológicos. No relacionamento por exemplo, o seu 'tipo de pessoa' leva em consideração as características físicas e psicológicas que sua parceira ou parceiro sexual deve carregar para incrementar o desenvolvimento da prole.
Tudo acontece por um motivo, e esse motivo nada mais é do que um objetivo previamente traçado. O Objetivo de desenvolver progressivamente o 'ser' e, dentro desse objetivo, que reside a felicidade e outros sentimentos. E tudo isso, por fim, esta atrelado mais uma vez as reações químicas. Não é a toa que drogas alucinógenas e antidepressivas funcionam tão bem. Elas agem diretamente nos neurotransmissores responsáveis pelos sentidos e podem distorcer completamente sua interpretação do ambiente.
Usuários de LSD (Acido Lisérgico) dizem experiênciar sensações sinestésicas durante o efeito da droga, sentem o ‘gosto’ das cores e ‘vêem’ imagens do som. Lexapro, Prozac e Trofanil, são alguns dos nomes provenientes de uma imensa lista de remédios indicados para o tratamento da depressão. São responsáveis por suprir neurotransmissores essenciais, como a serotonina, que é diretamente ligada a felicidade e a motivação e que o cérebro do depressivo já não consegue produzir sozinho. Nunca se consumiu tantos medicamentos psicotrópicos como nos anos 2000 para frente.
A ‘pílula da felicidade’ já existe.
Porque não conseguimos ser felizes naturalmente? Não faz sentido, vivemos em uma época de bonança econômica, de longevidade. Apesar das guerras, crises e da fome que ainda aflige boa parte da população do planeta, vivemos nos tempos mais tranqüilos da história humana. Então, pra que tomar tanto remédio? A explicação é biológica.
Algumas pessoas fatalmente serão sim, muito mais felizes que as outras. Pra sempre. Assim como o organismo humano tem os seus objetivos, uma sociedade, formada por vários seres humanos, agindo quase que inconscientemente de maneira conjunta, também tem os seus. E se os seus objetivos biológicos individuais estiverem contra os objetivos biológicos do organismo maior, você certamente terá problemas.
Então, não fique triste, aproveite a sua felicidade, é uma exclusividade sua.
Eloir João Farias Neto (10/08/2010)
Comentário: Inspira a reflexão do motivo para ser feliz, que cada um é feliz como se constroe e que o que pode ser algo que motive felicidade para um, para outro pode motivar qualquer outra reação, adorei a forma de colocar isso! Parabéns Eloir, grande pensamento!

 Mudando de assunto...

Hoje vou postar um vídeo do genial "Anthony Phillips", ex integrante da antiga banda progressiva "Genesis" com uma das músicas mais bem trabalhadas em sua carreira solo "God if i saw her now & Chinese Mushroom Cloud".
 



Obrigado a todos que continuam frequentando o blog e mandem seus pensamentos, afinal, o que seria do mundo se não tivesse ninguém pensando? E o que seria dos pensamentos se ficassem na cabeça até serem esquecidos com o tempo?
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opiniões e críticas são sempre bem vindas =)